segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Vaidade ou doença

Oi gente, espero que todos estejam bem, depois das festas de fim de ano, férias das crianças parece que está tudo voltando ao normal na minha vida...Agora, com tudo nos seus devidos lugares comecei o ano procurando médicos para a minha tão sonhada abdominoplastia.
Com a aprovação de uns reprovações de outros sigo o meu caminho...
Para falar a verdade ando um pouco chateada porque por mais que você diga, tudo bem! que não se importa com as criticas elas acabam te chateando.
Gente não tem jeito ou   fica perfeito ou uma bosta mais gente isso é um risco que agente corre em tudo que se diz respeito a vida.
O pior é quando pessoas que não tem informação nenhuma sobre o que é realmente a cirurgia, fica dando palpite...pura vaidade se não diz pensa! então segue para aqueles que acham isso, uma matéria quentinha sobre um problema chamado Diástase reto abdominal. que é reconhecido como doença e não vaidade...


Diástase atinge 30% das mulheres



 Quando você apalpa a parede externa do seu abdôme sente como se um pequeno buraco separasse os dois lados da musculatura da sua barriga? Então está na hora de procurar um médico. O que você tem é chamado diástase, uma separação entre certos músculos abdominais que, se não for tratada, pode provocar dores nas costas e nas pernas. Esse problema acomete cerca de 30% das mulheres no pós-parto. Nós conversamos com a ginecologista e obstetra Cristina Noronha, que nos explicou o que exatamente é essa doença, quais suas causas e seus tratamentos.
Feminino: O que é a diástase? Quais são as causas da doença? 
Cristina: Diástase é o afastamento dos músculos retos do abdome. Estes músculos são aqueles que fazem os “gominhos” do abdome “malhado”, são em número de dois  e paralelos, laterais um ao outro. Quando há um aumento da pressão intra abdominal com o afastamento destes músculos (gestações múltiplas, obesidade, desnutrição, etc) ocorre a diástase.
F: Existe algum fator de risco? 
C:Mulheres que não fazem exercícios físicos e, assim, não têm o abdômen trabalhado, desenvolvem mais chances de apresentar o problema. Contribuem também hormônios que, na gestação, provocam relaxamento muscular. Os fatores que predispõem uma mulher grávida para uma diástase do reto abdominal são usualmente: gestações múltiplas, obesidade, um bebé grande e excesso de líquido amniótico. Os sintomas mais comuns são dores na zona lombar, nádegas, coxas e uma protuberância no meio do abdómen quando se senta ou está de pé.
F:Como é feito o diagnóstico? 
C:O diagnóstico é feito com o exame físico. Você pede para a paciente deitada se levantar sem o auxílio das mãos (como se fosse fazer abdominal) e percebe-se uma elevação na região central do abdome. Para saber a extensão do problema e ter mais clareza no diagnóstico deve-se fazer um  ultrassom e  buscar a avaliação de um fisioterapeuta. Se o afastamento for menor que quatro centímetros, exercícios físicos para a região abdominal podem reverter a situação em até três meses. Se for maior, é necessária uma cirurgia para unir os lados.
F: Existe algo que a mulher possa fazer sozinha para identificar o problema?
C:Na maioria das vezes o diagnóstico é feito pela própria paciente, ela só não sabe o nome do problema. Ela se queixa justamente de um abaulamento na região central da barriga ao se levantar, ao tossir ou fazer algum esforço.
F: O que pode ser feito para evitá-la? 
C: Não dá para prevenir a diástase, mas manter o espaçamento estre as gestações em pelo menos dois anos, fazer exercícios físicos que fortaleçam a região, como pilates, acompanhados de um profissional e manter uma boa alimentação pode reduzir as chances.
F: Existe cura ou tratamento para a doença? Em que consiste o tratamento?
C: Sim. A depender do tamanho do afastamento, o tratamento mais indicado é o exercício físico, que deve ser acompanhado por um fisioterapeuta. Mas o tratamento definitivo é cirúrgico. A cirurgia consiste num corte transversal no abdome inferior (como se fosse uma cesareana) com descolamneto do tecido até o nível do umbigo ou acima se for necessário. Faz-se uma aproximação dos músculos sendo eles fixados pela aponeurose (uma pele grossa que recobre a musculatura abdominal como se fosse uma cinta). Esta cirurgia também é estética pois diminui o volume do abdome e define a cintura da paciente. O tempo de recuperação após o parto é diferente para cada mulher. Isso pode depender do corpo que você tinha antes de engravidar e pode levar apenas alguns meses ou até mais de um ano para que a recuperação completa ocorra.
abdominoplastia


Fonte de pesquisa: Feminino e além
Desculpem pelo desabafo mais estava me incomodando demais!!!!
espero que vocês tenham gostado
Beijos
Até breve