terça-feira, 26 de julho de 2016

Cup Cake Funcional




Oi gente... então hoje vou passar uma receitinha pra vocês mais antes quero falar sobre um ingrediente específico o FARELO DE AVEIA 

Farelo é uma palavra que sempre tem uma conotação negativa, como se fosse o resto de um alimento. Aliás, o farelo de aveia é exatamente isso, a camada externa do grão que é retirada no processo de refino, e antes acabava não sendo aproveitada. Porém, assim como o farelo de trigo, descobriu-se que estava sendo desperdiçada uma quantidade importante de nutrientes, como as fibras! Isso porque os farelos são sempre alimentos integrais.


De resto, a composição nutricional de ambos os alimentos são semelhantes, o que significa que o farelo pode conter glúten. A aveia em si não contém glúten, mas como na maior parte do mundo ele é processado junto ao trigo, é considerado um dos alimentos perigosos para os celíacos. Por isso, é importante sempre verificar a embalagem, pois se ele contiver traços dessa proteína, deverá constar na embalagem "contém glúten".
E no caso da aveia, não é qualquer fibra de que estamos falando, já que as beta-glucanas são um tipo especial e estão em abundância na parte externa da aveia, trazendo benefícios ao nosso organismo, como a maior demora na absorção da glicose e do colesterol.

Benefícios do farelo de aveia

Traz saciedade
Traz bem-estar 
Ajuda o cérebro
Regula o intestino
Aliado do coração 
Colabora a prevenir diabetes 
Ajuda a defender o organismo


Quantidade recomendada de farelo de aveia

De uma a duas colheres de sopa por dia (quantidade que gira em torno de 15 a 30 gramas) é o suficiente para consumir o farelo de aveia. E lembre-se de incluir também uma boa quantidade de líquidos, entre 1,5 e 2 litros ao dia, para que as fibras façam efeito.

Contraindicações

Mesmo sendo muito saudável, o farelo de aveia contém as mesmas proteínas do que o grão e uma delas é o glúten, item que precisa ser vetado da dieta de quem tem a doença celiaca, assim como o trigo. Além disso, algumas pessoas são apenas sensíveis ao glúten, precisando também reduzir esse tipo de alimento.
O alto teor de fibras desse alimento também o torna contraindicado para: crianças com menos de seis meses, pois elas não tem um aparelho digestivo desenvolvido; quem tem intestino acelerado, já que as fibras otimizam o funcionamento do trânsito intestinal; quem tem síndrome do intestino irritado ou colite, já que as fibras causam ainda mais irritação.

AGORA VAMOS A RECEITA?!
TUDO NO LIQUIDIFICADOR PRA NÃO ROLAR AQUELA PREGUIÇA BÁSICA BELEZA!
7 colheres de sopa de farelo de aveia
6 colheres de sopa de leite em pó
5 colheres de sopa de  adoçante culinário forno e fogão (tal e qual)
5 ovos
2 colheres de sopa de farelo de trigo
100 ml de água
1 colher de sopa de fermento em pó 
2 colheres de sopa de cacau 100% sem açúcar *OPCIONAL
 Modo de preparao:
Depois de tudo batido, forno por 20 minutos aproximadamente. Eu uso forminhas de papel daquelas maravilhosas encaixadas na forma de silicone entao gente só vai lavar o copo do liquidificador kkkkk.

Hoje quero mandar um grande beijo para as  minhas amigas de escada nutricional!!!! assunto que podemos conversar no próximo post.
Beijos para galera do Escada Nutri e Saúde minhas amigas e incentivadoras!!!!


Espero que tenham gostado,

ATÉ BREVE.






Nenhum comentário: